Aparelho Ortodôntico - Aparelho Dental

APARELHOS DENTÁRIOS | APARELHOS ORTODÔNTICOS

 

Os aparelhos ortodônticos são indicados para pacientes que tem necessidade de alinhamento dentário e problemas de oclusão dentária. Eles podem ser fixos ou removíveis.

O tipo de aparelho dentário que você irá usar vai depender do diagnóstico dado pelo ortodontista. Existem aparelhos ortodônticos específicos para crianças ainda em fase crescimento (onde a dentição ainda é de leite ou mista- com dentes de leite e permanente) e aparelhos dentários para adolescentes e adultos que já possuem a dentição permanente completa.

 

Aparelhos Dentários| Aparelhos Ortodônticos para crianças

Os dentes de leite exercem um papel muito importante que é a preservação do espaço para o nascimento dos dentes permanentes, por isso é importante mantê-los em boca. A perda precoce de um dente de leite pode acarretar sérios problemas de falta de espaço e condenar a criança a um tratamento ortodôntico prolongado.

Uma pergunta freqüente no consultório é: qual a idade ideal para se iniciar um tratamento ortodôntico?

Existe um pensamento incorreto de que aparelho dentário só deve ser usado por pessoas quem tem todos os dentes permanentes em boca.

Normalmente a partir dos 7 anos de idade a criança já tem maturidade para aceitar e entender o tratamento a ser realizado. Isso não quer dizer que uma criança de 5 anos não tenha indicação de uso de aparelho ortodôntico, o que ocorre é que quando muito novas as crianças não aderem ao  tratamento.

Normalmente nessa fase os aparelhos dentários utilizados são removíveis e tem como objetivo prevenir futuros problemas na fase adulta. O tratamento ortodôntico em crianças tem por objetivo recuperar espaço (casos de mordida cruzada e perdas precoces dos dentes de leite), corrigir problemas de mordida aberta causada pelo uso prolongado da chupeta/dedo ou interposição de língua na fala, corrigir problemas esqueléticos (casos de maxila projetada, atresia maxilar, mandíbula projetada ou retraída).

Cabe salientar que o tratamento ortodôntico em crianças é dividido em duas etapas: a fase interceptativa (preventiva) e corretiva.

 

Aparelhos Dentários| Aparelhos Ortodônticos em adultos

O tratamento ortodôntico em adultos utiliza aparelho fixo, podendo o paciente juntamente com o ortodontista optar pelo aparelho com braquetes metálicos ou aparelhos estéticos e invisíveis.

Nesta fase o tratamento é corretivo, visa corrigir os problemas de maloclusao não tratados na infância.

Existem os seguintes tipos de Aparelhos Dentários| Aparelhos Ortodônticos:

 

- Aparelhos Dentários| Aparelhos Ortodônticos com Braquetes Metálicos

Esse tipo de aparelho utiliza ligaduras elásticas para prender o fio ao braquetes. É o mais conhecido e convencional tipo de aparelho ortodôntico.

 

- Aparelhos Dentários| Aparelhos Ortodônticos com Braquetes Estéticos

 Podem ser de porcelana |cerâmicos ou safira. A diferença entre os dois aparelhos dentais é sutil, o de porcelana apresenta uma coloração branco leitosa enquanto o de safira é translúcido e praticamente imperceptível.

Hoje em dia existem ligaduras elásticas estéticas e fios ortodônticos estéticos, tudo para deixar o aparelho dentário mais discreto possível em boca.

 

- Aparelhos Dentários| Aparelhos Ortodônticos Auto- ligado

Para quem tem uma vida corrida e não quer perder tempo com consultas mensais este aparelho é o ideal. Os aparelhos ortodônticos auto-ligados utilizam uma tecnologia tanto nos braquetes (que dispensam as ligaduras elásticas facilitando a higiene, diminuindo acúmulo de placa e diminuindo o atrito) quanto nos fios (que são termoativados e sua força permanece constante). O fato de não utilizar ligaduras elásticas juntamente ao fio termoativado trás vantagens a esse tratamento em relação ao tempo de consulta (as consultas são a cada 30 ou 60 dias) e tempo total do tratamento (o tratamento com aparelho auto ligado dura em média a metade do tempo de um tratamento com braquetes convencionais). O conjunto braquetes auto-ligados mais fio termoativado formam a combinação mais biológica existente nas técnicas ortodônticas.

 

- Aparelhos Dentários| Aparelhos Ortodônticos Invisalign | Ortodontia Invisível

Consiste na utilização de placas alinhadoras transparentes e altamente estéticas para a correção dentária. As placas são personalizadas isto é, confeccionadas individualmente para cada paciente levando em conta suas necessidades. Os alinhadores são removíveis podendo ser retirados para alimentação, escovação dentária, uso do fio dental e ocasiões sociais. A troca dos alinhadores é feita a cada duas semanas. Este tipo de tratamento ortodôntico alia estética, conforto (não possui braquetes e fios que geralmente causam irritação na boca) e comodidade no seu estilo de vida.

 

- Aparelhos Dentários| Aparelhos Ortodônticos Linguais | Ortodontia Invisível

Nesta técnica o aparelho dentário é fixado na parte interna dos dentes. O tempo de tratamento é similar aos aparelhos ortodônticos convencionais. Como nos demais casos requerem uma adaptação inicial. Hoje em dia contamos com braquetes com acabamento arredondado que proporcionam maior conforto durante o tratamento. É um aparelho totalmente invisível e sofisticado indicado para pacientes com alto grau de necessidade estética.

 

Aparelhos Dentários| Aparelhos Ortodônticos e Cirurgia Ortognática

Existem alguns casos onde a ortodontia convencional é limitada, casos onde o paciente apresenta além de problemas dentários problemas esqueléticos (deformidades na face). Para resolver esses problemas a ortodontia conta com uma especialidade aliada que é a cirurgia bucomaxilo facial. O paciente com necessidade ortocirúrgica passa por um tratamento multidisciplinar onde em um primeiro momento é realizado um tratamento ortodôntico preparatório para a cirurgia ortognática e após esta etapa entra novamente a ortodontia para finalizar o

tratamento.

Os resultados são surpreendentes e gratificantes.