É a forma mais antiga de substituir um dente perdido. Casos onde o implante dentário não pode ser colocado por inúmeras contra-indicações (falta de osso, pouco espaço entre o dente perdido e seus vizinhos, falta de altura para colocação do dente faltante..) podemos contar com diversas opções de próteses dentárias.

Hoje em dia devido ao grande avanço tanto em relação aos materiais utilizados para confecção das próteses dentárias quanto nos conhecimentos científicos e alta capacitação dos cirurgiões dentistas especializados nessa área; as próteses dentárias evoluiram e se tronaram mais confortáveis, estéticas, eficazes na sua função e de facil adaptação por parte do paciente. 

Para cada caso de ausência dentária uma prótese dental é indicada, existindo no mercado as seguintes opções de tratamento reabilitador:

Prótese Total

Quando o paciente possui a ausência total dos dentes, alguns poucos elementos dentários existem onde se torna inviável sua utilização como apoio a uma prótese dental fixa ou removível e é contra-indicado a colocação de implantes dentários é  utilizada para esse caso a reabilitação oral utilizando prótese total. 

A prótese dentária total pode ser na arcada superior, na arcada inferior ou nas duas arcadas. Nas consultas para confecção das próteses totais o cirurgião dentista realiza moldagens da arcada dentária do paciente visando deixar a prótese dental o mais adaptada possível, nesse momento também é decidida a cor dos dentes, formato e posição dos mesmos. Cabe salientar que este é um trabalho personalizado e individualizado.

Prótese Dental Parcial Removível | Prótese Dentária Parcial Removível

protese tental

Indicada para pacientes que sofreram algumas perdas dentárias e os dentes remanescentes possuem uma boa estrutura para suportar as forças mastigatórias bem como o encaixe da prótese parcial removível. Esta prótese dental é composta por uma estrutura metálica que vai dar o apoio e suporte necessário para os dentes faltantes. Ela é facil de colocar, devendo ser removida para higienização dos dentes em boca e sua higienização deve ser realizada com escova e pasta de dente como nos dentes naturais. É uma prótese bastante usada e bem aceita pelos pacientes.

PRÓTESE DENTÁRIA FIXA | PRÓTESE DENTAL FIXA

As próteses dentárias fixas utilizam como apoio, dentes vizinhos do dente perdido ou são realizadas a partir de um dente bastante quebrado e

comprometido. Para o sucesso no tratamento os dentes chamados de “pilares” (apoio) devem estar com saúde periodontal (gengiva e tecidos de suporte do dente sem inflamação).

Existem próteses fixas unitárias (popularmente chamadas de “pivô”) e próteses fixas com vários elementos (chamadas também “ponte fixa”). A prótese fixa unitária utiliza parte existente do elemento dentário para iniciar a reconstrução do dente, dependendo do comprometimento dentário pode-se fazer uso de pinos intra- radiculares (colocados dentro do canal do dente) que servem de apoio para a coroa cerâmica que será confeccionada posteriormente. Em casos onde o dente não esta muito comprometido é apenas feito um preparo (desgaste), tornando o remanescente dentário retentivo para abrigar o encaixe da futura coroa de porcelana. A prótese é fixada com um cimento definitivo e fica permanente na boca do paciente.

Quando um dente foi extraído, não restando nem a sua raiz, o mecanismo utilizado para repor essa ausência lembra a construção de uma ponte: onde os dentes que fazem vizinhança com o dente perdido servirão de apoio para a prótese dental. É realizado um preparo (desgaste) nos dentes que servirão de suporte para que a prótese dentária fixa possa ser cimentada e ficar em boca definitivamente.

Cabe salientar que nos dias de hoje com o advento do implante dentário os pacientes vem optando cada vez menos por próteses dentárias removíveis ou próteses dentais fixas de vários elementos. Na Odonto Center RS você conta com uma equipe de especialistas que poderão lhe ajudar na escolha da melhor prótese dentária para o seu caso. Será uma satisfação lhe orientar na decisão por um desses tratamentos que devolve além do sorriso qualidade de vida!